O Rótulo Ecológico ABNT é
um Programa de rotulagem ambiental (Ecolabelling), que é uma metodologia
voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos ou
serviços que vem sendo praticada ao redor do mundo.
É um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais dirigido aos consumidores, auxiliando-os na escolha de produtos menos agressivos ao meio ambiente. É também um instrumento de marketing para as organizações que investem nesta área e querem oferecer produtos diferenciados no mercado.
A atribuição do Rótulo Ecológico (Selo Verde) é similar a uma premiação, uma vez que os critérios são elaborados visando à excelência ambiental para a promoção e melhoria dos produtos e processos de forma a atender às preferências dos consumidores.
Em contraste com outros símbolos “verdes” ou declarações feitas por fabricantes ou fornecedores de serviços, um rótulo ambiental é concedido por uma entidade de terceira parte, de forma imparcial, para determinados produtos ou serviços que são avaliados com base em critérios múltiplos previamente definidos.
É um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais dirigido aos consumidores, auxiliando-os na escolha de produtos menos agressivos ao meio ambiente. É também um instrumento de marketing para as organizações que investem nesta área e querem oferecer produtos diferenciados no mercado.
A atribuição do Rótulo Ecológico (Selo Verde) é similar a uma premiação, uma vez que os critérios são elaborados visando à excelência ambiental para a promoção e melhoria dos produtos e processos de forma a atender às preferências dos consumidores.
Em contraste com outros símbolos “verdes” ou declarações feitas por fabricantes ou fornecedores de serviços, um rótulo ambiental é concedido por uma entidade de terceira parte, de forma imparcial, para determinados produtos ou serviços que são avaliados com base em critérios múltiplos previamente definidos.
Benefícios:
- O
rótulo ecológico ABNT é uma garantia de que o produto/serviço da empresa
tem menor impacto ambiental do que seu similar que não tem o rótulo;
- Garante
ao mercado que a sua empresa está preocupada com as próximas gerações;
- Preservação
do meio ambiente;
- Redução
de desperdícios (reciclagem);
- Aumento
da receita (venda de refugos para reciclagem);
- Visibilidade
da empresa no mercado;
- Diferenciação
no mercado;
- Aumento
das possibilidades de exportação.
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